Guardiões da Galáxia Vol. 2

Tendo ido ao cinema ver o primeiro volume sendo que todo mundo só sabia perguntar “O que diabos é Guardiões da Galáxia? Que que aconteceu com os personagens que prestam? Capetão América, Homem de Ferro?”, não tinha como deixar de ter a experiência de ver o segundo volume no cinema também… Na premiere, POR MEROS 34 REAIS. PORRA. VAI TOMAR NO CU, MinC. Cês não servem pra porra nenhuma. Caro pra caralho consumir cultura nesse país. E a porra da Globo News ainda tem a cara de parar e se perguntar: “Por que ninguém vai ao cinema?”, “Por que ninguém bota o pé no teatro?” PORQUE 40 REAIS AINDA É DINHEIRO PRA CARALHO.

Voltando ao filme… É impossível, pra mim, avaliar um filme de franquia como um filme só. Então tirando isso da frente de uma vez… Guardiões da Galáxia Vol. 2 não chega perto de ser a obra-prima que é o Guardiões original. Mas não deixa de ser um filme maravilhoso, uma experiência divertidíssima e rica em valor artístico.

Nessa Space Opera sobre filhos de famílias desfuncionais, começamos o filme com dança, tiro, porrada e bomba em seres interdimensionais de uma forma quase episódica. Nos primeiros 15 minutos do filme, como diz a regra, é impossível não apertar o cinto e pensar: “É por isso que eu esperei 3 anos.” Guardiões da Galáxia é uma das poucas marcas que constrói uma imagem muito clara da experiência que o produto provém só de se escutar o nome. ET, piada, dança e sarcasmo. Você tá ali pra uma fazer uma puta viagem. Bota o cinto, irmão.

Dessa vez, não temos um enredo com desenvolvimento tão rápido. Não tem pacing no talo e urgência no limite. Ao invés disso, temos um enredo que se desenrola de uma forma mais amena e que foca no relacionamento dos personagens muito mais do que em milhares de conflitos… Dessa vez temos tempo pra respirar e pensar sobre o que está acontecendo… Mais um mérito de Guardiões e James Gunn aí, um filme de quadrinhos que te dá tempo pra pensar E PENSAR NÃO ESTRAGA O FILME.

O visual do filme é maravilhoso, é dar graças a deus que você não é cego. Que experiência, cores vividas todo o tempo… Sem perder o propósito narrativo, sem ser massante e sem incomodar. É legal perceber que os personagens são bem coloridos e quem tem tons de cores mais pálidos são personagens que opõem quem você torce por. Guardiões é também um filme muito mais bonito visualmente que o primeiro… Isso talvez se dê por 4 anos passados de avanços na tecnologia dos efeitos especiais. Rocket Raccoon e Groot são muito mais expressivos também. Fotografia 10, muitos ângulos de câmera incitam muito bem certos aspectos da dinâmica de poder dos personagens, coisa que nem todo mundo percebe mas com certeza compreende. Montagem 10 também, o enredo é muito bem costurado com suas transições incríveis, coisa que você nem entende como certa animação é editada. Tudo 10.

A trilha sonora não é lá tão boa quanto antes, não é porque a Awesome Mixtape #1 seja melhor. Mas sim porque a música instrumental composta pro filme não é tão impactante quanto antes, não tão bem inserida o quanto já mostraram que pode ser. As músicas não fazem um trabalho tão bom em exacerbar o que acontece na tela. A música não é massante, toca em bons pontos… Em muita das vezes é diegética e dá o tom perfeito pra cena. Não chega a proporcionar a emoção e euforia que poderia, mas não compromete nenhum pouco a experiência.

As atuações ficam no ponto de equilíbrio… Não demandam tanto dos atores, então tá todo mundo formidável. Rocket Raccoon não é tão engraçado, mas muito mais pelo roteiro do que pela atuação do Bradley Cooper. Drax rouba a cena toda vez que aparece em frame… Legal ver uma estrela do WWE dando certo no cinema. Ninguém chama muito atenção, mas ninguém decepciona. Não se pede muito mais que isso num filme com orçamento de 200 milhões de dólares.

Um dos pontos negativos do novo filme em relação ao seu potencial é o que fez o filme original se destacar… A subversão das convenções dos blockbuster acabou passando pela peneira dessa vez… Uma coisa que foi tão bem executada no filme anterior: A interrupção de momentos românticos, de momentos melosos ou monólogos cínicos e ignorantes de vilões dessa vez não acontece. Um pontos incríveis da narrativa do Guardiões original era a novidade de termos tiro de bazuca na cara de vilão que começa a fazer monólogo… Ou dancinha non-sense pra distrair vilão antes da destruição final. Dessa vez temos DR, monólogo, romance… Tudo aquilo que não faz muito sentido durante a luta contra a destruição de uma galáxia. Mas, como disse antes, não é algo que interfira de forma brusca no quão agradável e divertido é Guardiões da Galáxia Vol. 2.

Em suma, Guardiões da Galáxia Vol. 2 é um filme divertidíssimo, que vai te fazer rir, torcer, vibrar e quem sabe chorar e refletir um pouquinho. É um filme que é um orgasmo pros olhos com visuais realmente de fora desse mundo. Um deleite para os ouvidos com clássicos dos anos 70 e 80 e o mais importante… É um filme de 200 milhões de dólares de custo que possui um Q de autoral… Não é filme de produtor, não é propaganda de valor nacional como uns capetão e homem de ferro aí. É um filme atual e atemporal, assim como é um filme com um frescor incrível pra um gênero que parece estar enferrujando com tão pouco tempo de uso. É um filme que me faz pagar um absurdo no ingresso e sair satisfeito por estar custeando produções com grande valor artístico… Com esforço e criatividade expressas de forma autêntica.

Não viu o primeiro filme? Relaxa, pode ir ver esse numa boa. Cê vai curtir tanto quanto quem viu o primeiro, são dois filmes que se sustentam por si só. A única ligação entre os dois são os personagens. Gostou do primeiro filme? Então você não precisa que qualquer pessoa te diga pra ir assistir, só vai. Não gostou do primeiro… Talvez você possa dar uma segunda chance pra série… Guardiões Vol. 2 é bem diferente em forma, mesmo que pouco em contéudo… Vai que você se surpreende.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s